Como cuidar do seu jeans? Veja aqui algumas dicas



Jeans é um item funcional e básico no guarda-roupas de qualquer pessoa. Mas, se você for investir em uma peça de qualidade, precisa saber como cuidar dela, caso o contrário todo seu investimento vai acabar escoando ralo a baixo. Confira algumas dicas práticas dos cuidados que você precisa ter de como lavar e conservar seu jeans por mais tempo!

Use bastante
O jeans é uma peça muito mais resistente e, diferente de uma camiseta, você não precisa lavá-lo toda vez que for usar. Se você usa com frequência, 2 vezes por mês é mais do que suficiente para lavar a peça.
Diversas marcas de jeans sugerem lavar apenas a cada 6 meses, ou que a peça seja usada de 4 a 6 vezes antes de ser lavada. Se esta regrinha for quebrada, o processo de adaptação ao corpo de um denim com tecido mais rígido é interrompido.
 O jeans passa por um intenso processo de lavagem para ficar ajustado ao corpo. Colocá-lo novamente neste processo pode até mesmo alterar a sua cor ou danificá-la.
 É importante se atentar à recomendação do fabricante e às sugestões de como cuidar de um jeans, presentes nas etiquetas.
 Na primeira lavagem, é bem comum que a peça solte um pouco mais de tinta. Por isso, é recomendável que seja lavada separadamente de outras roupas para evitar que estas sejam manchadas ou que sejam lavadas juntas apenas peças que tenham a mesma tonalidade.

Cuidados com a lavagem 


– Quanto mais escura a peça, menos você deve lavá-la para evitar seu desbotamento;
– Use água fria. Ela ajuda a manter os corantes do jeans por períodos mais longos;
– Lave as peças do avesso para preservar a cor por mais tempo;
– Lave a peça na máquina no menor tempo possível;
– Se for lavar na mão, use sempre sabão neutro;
– Nunca esfregue muito a peça.

Lavar com Sal
Lavar a peça com sal de cozinha é uma boa e tradicional dica para manter a cor do jeans. Em uma bacia, acrescente 2 colheres de sopa de sal para cada 4 litros de água. Deixe de molho por 1h e depois lave o jeans com água fria. Na máquina você também pode fazer isso. Basta colocar só as peças jeans e usar a proporção 2 para 1: a cada 2 litros de água, 1 colher de sopa de sal.

Lavar com Vinagre
O vinagre branco também conserva a coloração da peça e ainda tira o cheiro de suor. Em uma bacia com água fria, deixe a concentração de meio copo de vinagre para 3 litros. Na máquina, use 200 ml de vinagre para 6kg.

Manchas
Nunca tire manchas do jeans escuro esfregando com uma escova e esponja áspera. Deixe de molho na água por 15 minutos, depois passe sabão neutro por cima da mancha.

Jeans claro e escuro
Lave as peças escuras junto com jeans mais claros (exceto branco e tonalidades próximas a ele). A tinta que sair das peças escuras reforçam a cor das claras.

Evite uso de secadoras

Colocar seu jeans para secar no varal faz você economizar uma grana com eletricidade e ainda prolonga a vida útil da peça. Na máquina, a peça sofre muito atrito e desgasta com maior facilidade.

Seque na sombra
Coloque o jeans para secar na sombra. O Sol acelera o processo de desbotamento

Cuidados na hora de passar o jeans


Nem todos os jeans devem ser passados com ferro. Por isso é importante se atentar às orientações das etiquetas.
 Outra atenção necessária é à temperatura do ferro de passar. Esta não deve ser alta pois pode danificar o jeans e, para ter certeza da temperatura ideal para passar sua peça, faça este procedimento com a calça do lado avesso.

Armazenamento correto

 



A forma ideal de guardar as calças jeans é em gavetas, fazendo um formato de rolo com cada uma.
 Além de ser uma maneira eficaz de cuidar das roupas, ainda ajuda a economizar espaço.

Outras dicas importantes para cuidar de um jeans
A peça está com mau cheiro? Para acabar com este inconveniente sem precisar submetê-la à lavagem, pendure o jeans no banheiro antes de tomar banho.
O vapor do chuveiro manterá a peça fresca sem precisar ir para a lava-roupas. Outro truque (bem diferente) é congelar o jeans em um plástico por dois dias.
 Se precisar fazer ajustes na peça, o ideal é que esta seja lavada duas vezes antes de levá-la à costureira. Isso ajuda a evitar erros na hora de fazer a barra ou apertar porque o jeans encolhe quando é lavado.

Customize

O seu jeans rasgou? Em vez de desprezar a peça, aproveite e use a criatividade para inovar. Utilize a técnica do patchwork, pegue sobras de outros tecidos e cubra aquele rasgão. Você pode também fazer desses rasgos um diferencial para seu jeans, já que o estilo destroyer está bastante em uso. Ou então, corte a calça e faça uma bermuda. A sua roupa ficará muito mais estilosa e você terá uma peça nova.


Fontes: MHM
Darlook
Compartilhar no Google Plus

Autor: Articolare

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário